Bernardo Frey Pinto de Almeida

  • Datos biográficos

    Nació en 1954 en Peso da Régua, Vila Real, Portugal

    Reside en Portugal

  • Doutorou-se, em 1993, pela Universidade do Minho, em História da Arte e da Cultura. É, desde 2003, Professor Catedrático na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Prémio AICA/Gulbenkian de Crítica de Arte (1983). Colaborações com revistas: "Colóquio/Artes”, "Arte Ibérica” (Portugal) "Lapiz”, "Arte y Parte” (Espanha), "Flash Art” (Itália) "Artforum” e "Contemporanea” (EUA), além de escrever regularmente na imprensa desde 1981. Actividade institucional: Integrou a Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1989-1995). Organizou a colecção de Arte portuguesa contemporânea do M.E.I.A.C.-Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (Badajoz/Espanha), 1994. Foi, entre 1997 e 2001, Director Artístico da Fundação Cupertino de Miranda em V. N. de Famalicão, onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições e actividades culturais. Representando o Estado Português, integrou o Conselho de Administração da Fundação Berardo (2006-2010). Organizou, como comissário independente, mais de seis dezenas de exposições em diversos Museus e Instituições (Portugal e Espanha) em Museus e Instituições públicas e privadas, entre as quais a Secção internacional da Bienal Internacional de Pontevedra em 1986 e 1988, Há um minuto do mundo que passa (Fundação de Serralves, 1990), Angelo de Sousa - Uma Antológica (Serralves/CCB, 1993), Colecção de arte portuguesa no M.E.I.A.C. (Badajoz, Espanha, 1995), Dennis Oppenheim (Fundação de Serralves, Porto,1996). Dirigiu a Colecção "Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX” (de que se publicaram 40 volumes) na Editorial Caminho. Prefaciou cerca de cinco centenas de catálogos de exposições, em Portugal e no estrangeiro, a convite de Instituições e galerias de arte, e proferiu mais de três centenas de conferências em Museus, Universidades e Fundações sobre temas de Crítica e de História da Arte e da Cultura, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente a convite do Collège International de Philosophie. Publicou diversa obra, de ensaio e de poesia, em que destaca: Ensaio: Pintura Portuguesa no Século XX, ed. Lello & Irmãos, Porto, 1993 (2ª edição 1996, 3ª 2002). Imagem da Fotografia, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1995. Immagine della Fotografia, edição italiana, ed. Jouvence, Roma, 2006 (com prefácio de António Tabucchi) em nova edição portuguesa, Relógio d’Água, Lisboa, 2014. O Plano de Imagem, ed. Assírio & Alvim, Lisboa, 1996. Henrique Pousão, ed. Assírio e Alvim, Lisboa, 2000. Transição — Cíclopes, Mutantes, Apocalípticos, ed. Assírio e Alvim, Lisboa, 2002. As imagens e as coisas, ed. Campo das Letras, Porto, 2002. Quatro Movimentos da Pele, ed. Campo das Letras, Porto, 2004. Força de Imagem - O Surrealismo, Campo das Letras, Porto, 2008 Alberto Carneiro - Lição de Coisas, Campo das Letras, Porto, 2008 A representação das Imagens/Noronha da Costa, Afrontamento, Porto, 2012. Ângelo de Sousa - Lógica da Percepção, ed. Bial, Porto, 2016. Arte Portuguesa no Século XX - Uma História Crítica, ed. Coral Books, porto, 2016. Poesia: Escalas, ed. do autor, Porto, 1981. sem título, Sétima Face ed. Porto, 2002. e outros poemas, ed. Quetzal, Lisboa, 2002. Depois que tudo recebeu o nome de Luz ou de Noite, ed. Asa, Porto, 2002. Hotel Spleen, ed. Quetzal, Lisboa, 2003. Marin, & etc., Lisboa, 2003. Segunda Pátria, &etc, Lisboa, 2005 A Noite, Relógio d'Água, Lisboa, 2006, Negócios em Ítaca, Relógio d'Água, Lisboa, 2011. Literatura infantil: As aventuras do Pato Raimundo, Assírio e Alvim, Lisboa, 2000 A última obra do pintor, Quetzal, Lisboa, 2002 O Natal do Pedro, ed. ASA, Porto, 2002


Cursos

Cursos en los que ha participado como docente