Artista

Aleta Valente

1986 en Rio de Janeiro, Brasil
Cortesía del Prêmio PIPA
Residencia:
Reside en Rio de Janeiro, Brasil
Ferias en las que participa con OBRA :
Enlaces oficiales:
Descripción del Artista
Por Aleta Valente Eu me interesso por estigmas, nasci em uma família de mulheres com um vasto histórico psiquiátrico, cresci no subúrbio do Rio de Janeiro, bairro famoso por ser o lugar mais quente do estado e abrigar um prisão de segurança máxima: Bangu. Talvez a grande vantagem desde aqui seja enxergar a cidade de forma panorâmica. Aprendi a pensar a partir deste lugar onde parece não haver escapatória e a criação de outras realidades tornou-se uma saída possível. A ficção permeia meu dia a dia, inventando valores onde ninguém viu em um constante exercício de desconstrução e recriação dos imaginários que aprisionam a mim e meu entorno. Escolhi estudar arte não por uma virtuose precoce ou coisa do tipo mas estrategicamente como forma de acessar a universidade ( já que eu estava grávida e com pânico de ver minha vida resumida a maternidade) escolhi um curso com uma baixa relação candidato x ... vaga ( ed. artística) e pensei inicialmente que pudesse vir a ser professora, no entanto nunca cheguei a me formar. Ocupei diversas funções no circuito da arte : monitora, produtora, assistente de artista, montadora de exposição, ghostwriter, personagem de documentário, atriz de filme B e por um longo período de tempo participava ativamente do circuito me envolvendo no que dava, mas não imaginava meios de produzir arte a partir da minha própria subjetividade. Até que há alguns anos atrás inicio uma prática de auto-representação através das redes sociais em um momento em que não fazia ideia de que esta plataforma pudesse ser uma forma de desenvolver uma pesquisa no campo da arte contemporânea. No começo, era um processo intuitivo e ao longo do tempo compreendi que era uma nova linguagem que me levou a construir uma série de perguntas sobre a representação das mulheres pelas mídias, abordando temas como: sexualidade, classes sociais, mídia de massa, consumo, legitimação, auto-representação e representação do outro. Meu trabalho é o resultado de perguntas que me faço durante os confrontos sociais diários. CURRÍCULO Formação 2014 – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Escola de Belas Artes da UFRJ 2013 – Universidade de Verão, CAPACETE Exposições Coletivas 2017 – “QAP: Tá na escuta”, Festival Arte Atual, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil – “Black Hole”, Montreal, Canadá 2016 – “Resonating Surfaces”, Mendes Woods DM, São Paulo, Brasil – “Além Terreno”, Átomos, Rio de Janeiro – “International Photography Festival”, Santos, Brasil – “Permanência e Destruições”, lugares públicos do Rio de Janeiro, Brasil – “Composições Políticas”, Centro Cultural Municipal Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil 2015 – “Abre Alas”, Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil 2013 – Bienal de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil Residências 2015 – Bangu I Art Residency, Rio de Janeiro, Brasil – Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil Indicada pela primeira vez ao Prêmio PIPA 2017

 

 

Entrada actualizada el el 13 jun de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

Artistas similares
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Club AI

Si amas el arte…¡querrás formar parte de nuestro club!

  • Organiza tus alertas sobre los temas que más te interesan: exposiciones, premios y concursos, formación… ¡Elige dónde, cómo y cuándo!
  • Entérate de todo lo que sucede en nuestros boletines de noticias.
  • Te mostramos la información que más se ajuste a tus preferencias.
  • Sigue a tus artistas, profesionales, galerías o museos favoritos. ¡Recibirás una notificación cada vez que actualicen contenido!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¡Sigue informado desde nuestro canal!

Recibe las noticias de nuestras ediciones de España, Brasil, Colombia, Chile, Portugal, Argentina y México

Recibir alertas de noticias