Exposición en Lisboa, Portugal

YELLOW BLUE

Dónde:
Galeria Diferença / Rua S. Filipe Nery, 42 C/V / Lisboa, Portugal
Cuándo:
22 oct de 2016 - 26 nov de 2016
Inauguración:
22 oct de 2016
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Os amarelos e azuis de Irene Buarque Não só de amarelos e azuis é composto o mundo, mas também de outras cores, mas o mundo que Irene Buarque nos oferece no presente é só feito de amarelos e azuis. (…) As pequenas onze telas retangulares onde habita o azul, e as outras onze onde habita o amarelo, dispostas horizontalmente em duas filas, definem escalas cromáticas, mas não são um mero exercício. Trata-se de localizar, apurar a cor e prever o seu destino nas nuances da escala, nas passagens e contaminações possíveis. Evocação de Joseph Albers e das suas pinturas intituladas "Homenagem ao Quadrado" que se estende às oito telas, quatro em amarelo e quatro em azul, com o quadrado inscrito no quadrado. (…) Há ainda as pinturas sobre madeira onde deslizam as formas pontiagudas, proas contra a popa de outra embarcação, estabelecendo equilíbrios geométricos e assimetrias, entre azuis e amarelos. Donde vêm ... estes barcos, assim como os amarelos e azuis? Vêm de há muitos anos atrás, mas acima de tudo da necessidade de reter através da fotografia o mar com os seus azuis profundos (Atalaia), e os amarelos do pôr-do-sol. O hábito de fotografar e reter a imagem (foto da Ilha do Pico) no instante fugaz em que ela se dá, é agora incorporado neste olhar reflexivo que a pintura integra. O vagar do seu fazer, com tempos de espera, e distância, permite utilizar a memória distante juntamente com outras mais atuais. Sendo uma exposição e simultaneamente uma instalação em torno da cor, as obras de Irene Buarque retomam o rigor geométrico, bidimensional e minimalista que lhe é habitual, aliadas à saturação cromática, em amarelos e azuis. (…) Esta exposição resulta de um longo trabalho e processo de indagação, de perdas e de ganhos, e de um diálogo permanente da artista com o mundo, em particular consigo própria. Nela a maturidade do caminho faz-se cruzando amizades e saberes, projetando vários domínios das artes e da expressão com proximidades à arquitetura e ao design numa unidade global reunindo a pintura, a fotografia, o desenho e o tom de Sei Miguel. Cristina Azevedo Tavares Lisboa, outubro de 2016

 

 

Entrada actualizada el el 05 nov de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

servicio galería de obra

¡Difunde tu obra en la mayor plataforma iberoamericana de arte!

  • Publica y difunde tus obras o las de tus artistas, enlazándolas con las exposiciones y ferias donde se presentan ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • No cobramos comisión por venta. Solo facilitamos el contacto de tus clientes potenciales contigo.
  • Mostramos tus obras de forma natural, sugiriéndolas a nuestros usuarios por similitud de etiquetas, proximidad…
  • Las 5 primeras las tienes GRATIS ¡Pruébalo sin compromiso!
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 21 mar de 2024

Galería Elvira González / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
17 feb de 2024 - 06 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones