Exposición en São Paulo, Sao Paulo, Brasil

Teoria dos Conjuntos

Dónde:
Galeria Base [ESPACIO CERRADO] / Av. 9 de Julho, 5593 - 1o. Andar - 14A. Jardim Paulista / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Cuándo:
12 mar de 2018 - 06 abr de 2018
Inauguración:
10 mar de 2018 / 15:00
Horario:
Segunda a sexta-feira, das 13 às 19h; sábados, das 11 às 15h
Precio:
Entrada gratuita
Organizada por:
Correo electrónico:
contato@galeriabase.com.br
Descripción de la Exposición
A Galeria BASE inicia seu calendário expositivo de 2018 com "Teoria dos Conjuntos", composta por 18 obras em técnicas variadas – desenho, encáustica, fotografia e pintura -, de Fábio Stachi, José Cláudio, Lucas Länder, Márcio Almeida e Marco Ribeiro, sob curadoria de Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo. Desenvolvida na década de 1870 pelo matemático russo radicado na Alemanha Georg Cantor, a "teoria dos conjuntos" intitula a mostra e sustenta o seu conceito curatorial: a partir de uma dialética, cinco artistas de gerações distintas se cruzam em uma poética tênue, dando forma a uma coleção, que apresenta diversos temas e, ainda assim forma uma unidade coerente. Assumindo o papel de decano, José Cláudio, aos 86 anos de idade – com quatro participações em Bienais, onde foi premiado em 1957 -, exibe em "Teoria dos Conjuntos" três obras inéditas da "Série Negra", da década de 1960. Segundo o artista, tais trabalhos ... são fruto de sua obsessão compulsiva por desenhar, tendo levado até dois anos para serem concluídos. Por sua vez, Fábio Stachi apresenta um projeto autoral e denso, com fotografias que "não buscam agradar à retina, mas sim a discussão sombria das relações humanas através da linguagem e do diálogo com o corpo", de acordo com os curadores Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo. Seguindo o conjunto da exposição, a série inédita "Paisagens Descritivas", de Lucas Länder, abre espaço a uma nova perspectiva, com profundidade e certa tridimensionalidade trazidos pela encáustica - técnica de pintura caracterizada pela utilização de cera como aglutinante dos pigmentos, formando uma mistura espessa e cremosa. Márcio Almeida insere-se de forma a preencher o todo com sua linguagem expressionista, sugerindo reflexões do cotidiano por meio de simbologias, em trabalhos realizados sobre dois tipos de suportes, papel e tela. Por fim, a influência brutalista com elementos concretos de Marco Ribeiro representa, de certa forma, o outline do conjunto que, em contrapartida aos outros elementos expostos, entrelaça sua poética mais processual à harmonia do espaço. "Com efeito, a 'teoria dos conjuntos' se faz mais que oportuna para emprestar seu nome à presente exposição. Afinal, como bem pontificou o poeta pátrio, Gregório de Matos - séculos antes de Georg Cantor - 'O todo sem a parte não é todo, a parte sem o todo não é parte, mas se a parte o faz todo, sendo parte, não se diga que é parte, sendo todo'", concluem os curadores. Exposição: "Teoria dos Conjuntos" Artistas: Fábio Stachi, José Claudio, Lucas Länder, Márcio Almeida e Marco Ribeiro Curadoria: Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo Abertura: 10 de março de 2018, sábado, das 15 às 19h Período: 12 de março a 6 de abril de 2018 Local: Galeria BASE - www.galeriabase.com/ Endereço: Av. 9 de Julho, 5593/11 – Jardim Paulista - São Paulo/SP Telefones: (11) 3071-3614

 

 
Imágenes de la Exposición
Teoria dos Conjuntos

Entrada actualizada el el 07 mar de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones