Tris Vonna-Michell, Register, 2017

t twoninethree in-residence

  • Entidades Organizadoras

    Luciana Brito Galeria
  • Em sua poética Claire Fontaine trabalha a rejeição da ideia de autoria e originalidade através da apropriação e re-elaboração de símbolos, objetos e imagens da cultura contemporânea tendo como objetivo a investigação das consequências do capitalismo em nossa sociedade. Uma das obras de arte mais emblemáticas do coletivo com sede em Paris, Via Tribunali 293, 22.03.2010, é a cópia das chaves da sede napolitana da galeria t twoninethree: a decisão de exibir esses objetos ordinários na Luciana Brito Galeria, onde ficarão potencialmente disponíveis para qualquer um, traduz a intenção de usar a arte como um dispositivo para análise e crítica de questões sócio-políticas, como o conceito de propriedade privada. In God They Trust, outro trabalho presente na mostra, é uma moeda de 25 centavos de dólar cortada pela metade e equipada com uma lâmina de corte retrátil. O objeto não é detectável por controles de segurança se tornando uma arma que, apesar de ser simples e pequena, alimenta um medo paranoico de uma violência potencialmente omnipresente. O texto escrito ainda é outro elemento crucial na prática artística de Claire Fontaine, que na mesma exposição apresenta May Our Enimies Not Prosper [Que nossos inimigos não prosperem], que gira em torno dos temas da violência e a crise dos refugiados. A autoria também é uma palavra-chave na prática de Fabian Herkenhoener, o artista decide confrontá-la através da técnica literária do corte. Proposta pela primeira vez pelo poeta Tristan Tzara durante uma manifestação surrealista na década de 1920, a prática consiste na desconstrução de um texto primário usando o recorte aleatório de palavras e frases para a formação de novas frases em um novo sentido lógico. A interpretação de Herkenhoener desta técnica leva a um processing text [texto em processo], expressão inventada pelo artista para explicar sua pesquisa, em que a linguagem aleatória é enriquecida por uma dimensão biográfica (já que ele é o autor de alguns dos textos originais) e por uma dimensão visual onde palavras e frases tomam formas geométricas ou invadem a tela como uma grade, enfatizando a dinâmica mental e emocional através das quais foram geradas. Na mostra, Herkenhoener criará trabalhos sobre as paredes da galeria, usando textos escritos durante uma viagem na Califórnia e no México a caminho de São Paulo.

  • Dónde

    Luciana Brito Galeria / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
  • Inauguración

    05 ago de 2017
  • Publicaciones

    Nota de prensa

  •  

     


Recibe alertas de eventos como éste

ArtCity

Descárgate ArtCity, la app que te dice que exposiciones tienes cerca.

descargar