Exposición en Recife, Pernambuco, Brasil

Outros Pensam

Dónde:
Fundação Joaquim Nabuco - Espaço Cultural Mauro Mota (CGMM) / Rua Henrique Dias, 609 - Ed. Ulysses Pernambucano / Recife, Pernambuco, Brasil
Cuándo:
03 dic de 2016 - 28 feb de 2017
Inauguración:
03 dic de 2016
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
Próximo sábado (3/12), às 16h, a Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco abre a exposição Outros Pensam, de Alfredo Jaar, na Galeria Massangana. O evento integra o projeto Política da Arte e tem curadoria de Moacir dos Anjos. Alfredo Jaar, ao longo de seu trabalho, tem investigado formas de controle social por meio de signos visuais. No trabalho Sem Título (Newsweek), o artista chileno traz a tona as prioridades dos meios de comunicação e seus discursos hegemônicos ao apresentar duas linhas do tempo, ambas referentes a um mesmo período: os aproximados 100 dias em que se deu o assassinato de um milhão de habitantes de Ruanda em 1994. Uma das linhas é composta por 17 capas de uma das mais importantes revistas semanais de notícias do mundo, a Newsweek (editada nos Estados Unidos). A segunda linha do tempo é composta por textos curtos que estabelecem a cronologia daquele extermínio, ... cujas vítimas pertenciam, em sua maioria, à etnia Tutsi, em conflito aberto com a etnia Hutu. “Por meio da aproximação de duas linhas do tempo que se contradizem e se chocam, Alfredo Jaar contribui para a criação de uma representação alternativa desse mesmo mundo, contrapondo-se àquelas que ignoram os já excluídos de outras esferas da vida, como a feita pela revista. Representação contra-hegemônica que reclama a condição de alguém para quem é ninguém. 'Ninguéns' que naquele momento foram os ruandeses, mas que já foram judeus, que são palestinos e são os indígenas que vivem no Brasil. Povos e grupos sociais vítimas de uma política ativa da morte que atravessa o mundo”, aponta Moacir dos Anjos, em texto curatorial. Alfredo Jaar (1956) é artista, arquiteto e realizador audiovisual. O chileno vive em Nova York e trabalha, sobretudo, com instalações e fotografia. Jaar aborda em suas obras temas predominantemente sociais, políticos e as relações de poder, opressão e violência entre as nações industrializadas e os chamados países de “terceiro mundo”.Já participou de eventos como as bienais de São Paulo, Istambul, Sevilha, Johannesburgo, duas documentas e teve exposições individuais no MoMA, em Nova York, e na Whitechapel Gallery, em Londres.

 

 

Entrada actualizada el el 02 dic de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
16 abr de 2024 - 19 may de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones