Premio en Lisboa, Portugal

Loops Lisboa

Premios / Dotación:
Lista de ganadores
Premio:
2.000 euros
Cuándo:
17 oct de 2017 - 18 nov de 2017
Dónde:
Lisboa, Portugal
Inscripción:
Cerrada desde 18-11-2017
Dirigido a:
Artistas
Organizada por:
Miembros del jurado:
Enlaces oficiales:
Correo electrónico:
forms@duplacena.com
Descripción del Premio
Foi anunciado hoje (13/01), às 17h30, o grande vencedor da 3.ª edição do LOOPS.LISBOA, exposição que está patente no MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - MUSEU DO CHIADO até ao próximo dia 4 de Fevereiro. O júri, composto por Emília Tavares (Curadora MNAC), Jesse James (Diretor Festival Walk&Talk Azores) e Jorge La Ferla (Curador e Professor da Universidad de Buenos Aires) atribuiu o prémio, com o valor monetário de 2000€, a Ricardo Pinto de Magalhães com o trabalho "Delphine Aprisionada”. O júri teve a responsabilidade de partilhar uma justificativa para a sua decisão unânime: "A obra apresenta a icónica atriz francesa Delphine Seyrig aprisionada na tela e nos papéis relevantes representados através das obras de Chantal AkerChantal Akerman, Marguerite Duras e Alain Resnais. Um trabalho elaborado e inquiridor, através de fragmentos de filmes, sobre alguns dos papéis femininos mais representativos dum novo cinema, num contexto histórico de lutas feministas. Esses papéis e ... o seu significado são colocados em diálogo/confronto, através de 4 écrans simultâneos, que fazendo uso de um magistral loop redefinem a sua natureza original, transportando-nos para novos significados num puzzle inebriante sobre o cinema e a história." Além do trabalho vencedor, outras duas produções portuguesas foram seleccionadas, entre 236 candidaturas, para esta edição do Loops.Lisboa: "The Falls", de Nuno Cera e "2017 personaloop_01", de Tomaz Hipolito. Sobre estes dois trabalhos o júri considerou: "The Falls" de Nuno Cera: "O tempo da natureza apropriado e manipulado pela arte de ver através da câmara, a arte de manipular o tempo, através do loop. A forma da água, a sua textura e o seu movimento tornam-se um efeito plástico de forte impacto estético. O efeito "rallenty" intensifica a percepção de loop, que uma elaborada banda sonora complementa. Uma instalação contemplativa sobre o mistério intemporal e circular da natureza." "2017 personaloop_01" de Tomaz Hipólito: "Uma obra que trabalha de forma intensa a performance. O confronto do corpo singular, quase mecânico, com a arquitetura museológica. O corpo humano no cenário do museu é re-significado pelo trabalho da câmara e pela edição, num estudo sobre o corpo como cadência, como uma peça de museu efémera e intermitente." O LOOPS.LISBOA é um dos únicos encontros das artes visuais no mundo dedicado exclusivamente à exploração das possibilidades do loop, um modelo essencial para a trajectória da imagem em movimento e para a história da arte que mantém até hoje a sua frescura e relevância. Até à data venceram esta competição os trabalhos "O Retrato de Ulisses", de João Cristóvão Leitão, em 2015, e "Zootrope" de Tiago Rosa-Rosso Carvalhas, em 2016. Esta exposição, que inaugurou no passado dia 5 de Dezembro, é uma iniciativa do Festival Temps d'Images Lisboa e vai estar patente no MNAC até ao dia 4 de Fevereiro de 2018.

 

 

Entrada actualizada el el 16 ene de 2018

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios

Plan Avanzado

¡Posiciona tu galería o museo a través de nuestra plataforma!

  • Publica y promociona hasta 500 obras de tus artistas.
  • Contacta con tus clientes potenciales desde cada una de ellas ¡No cobramos comisiones!
  • Da mayor visibilidad a tus eventos o exposiciones ¡Te garantizamos un acceso destacado a todas ellas!
  • Accede al Algoritmo de ARTEINFORMADO y mantente informado sobre los artistas con mayor crecimiento en los últimos 5 años.
  • Conecta con la gente del sector como artistas o coleccionistas a través de sus perfiles.
Premio
05 abr de 2024 - 05 may de 2024

Madrid, España

Exposición
13 abr de 2024 - 25 may de 2024

Galería Elba Benítez / Madrid, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
¿Quieres estar a la última de todos los premios y concursos que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de premios