Exposición en Funchal, Madeira, Portugal

A importância da linha

Dónde:
Porta 33 / Rua do Quebra Costas, 33 / Funchal, Madeira, Portugal
Cuándo:
06 jun de 2013 - 28 sep de 2013
Inauguración:
06 jun de 2013
Precio:
Entrada gratuita
Comisariada por:
Organizada por:
Artistas participantes:
Descripción de la Exposición
O projecto que Diango Hernández preparou para a Porta 33 tem a particularidade de não ser propriamente uma exposição, mas a articulação de um conjunto de fragmentos que foram o ponto de partida para um processo de construção de um workshop que estava originalmente previsto acontecer em 2010, mas que por contingências várias só agora aconteceu, com meios e escala mais reduzidos que o previsto. Estes fragmentos são desenhos recontextualizados, remontados, reactivados, cuja convivência no mesmo espaço tem por objectivo espoletar um processo de reflexão e de experimentação em torno do desenho e, mais especificamente, da linha enquanto elemento constitutivo e mínimo denominador comum que permite o reconhecimento de qualquer desenho. O workshop que teve lugar imediatamente antes da exposição, e que é parte integrante do processo de montagem desta, dividiu-se, grosso-modo, em três fases a que chamámos, respectivamente: diário, transferir e projectar. Em cada uma delas foram discutidas questões diferentes e ... propostos exercícios específicos. "Diário" é um bloco dedicado ao desenho enquanto espaço da intimidade e do segredo, da constituição individual, em que as narrativas pessoais, o registo do quotidiano vão de par com o pequeno formato, a economia de meios, uma forma de linguagem não raras vezes encriptada, a urgência do relato ou do testemunho - aqui, a linha é informal, o conteúdo é tudo e o resto é simplesmente o resultado das circunstâncias em que o desenho é feito. "Transferir" refere-se ao desafio de traduzir e de transformar a linha num objecto tridimensional. Carrega consigo um sentido de realização, de corporização, inerente ao desenho enquanto projecto. Um desenho é de todas as formas um objecto tridimensional tal como os pensamentos e as ideias o são. Neste exercício, trabalhou-se a importância de utilizar desenhos como referência para outros desenhos. A escala, os materiais, a dimensão do desenho foram aferidos pelo valor da história que se quer contar. Aqui, o lápis foi posto de lado. "Projectar" refere-se ao exercício de construir pelo desenho o sistema que articula o espaço físico e codificado da instalação. Por concomitância, a folha de papel é o espaço e o espaço é a folha de papel. Aqui não se trata de um exercício de escala, mas da projecção de um espaço interior, dotar a linha de um poder que articula e quebra o mundo em dois hemisférios. Mas porquê a linha? Porque uma linha pode ser entendida não somente como um elemento do desenho mas como algo que existe para além do desenho. Para o workshop, Diango Hernández partiu da tentativa de uma definição, em negativo e em positivo, do que será o desenho: "Um desenho não pode ser um desenho se não conter uma linha; Um desenho sem uma história na origem é talvez uma obra de arte mas não um desenho; Uma obra sobre papel não é necessariamente um desenho; Um desenho deve ser um plano, uma visão que dê corpo a alguma forma de futuro; Um desenho é por natureza uma ferramenta; Fazer um desenho é um acto de definição, conta um momento de mudança e de transformação; um pensamento transformado numa forma de linguagem muito simples; define duas áreas ou espaços; as linhas são limites, em mapas, na geopolítica: não nos esqueçamos de que os rios foram as primeiras fronteiras". Na prática artística de Diango Hernández o desenho começou por ser uma forma de resistência e de sobrevivência mental, uma forma de recolha, de registo, de compreensão, percepção e de filtragem de um real em perda no período pós-revolucionário da sua Cuba natal, para se tornar numa forma de articulação e de projecção de conceitos e de ideias guiadas pela energia da utopia. As instalações de longo fôlego que vai construindo projecto após projecto propõem visões livres e rigorosas como só o desenho, liberto de uma função exclusiva e estreita de representação, pode criar. É, como já referimos, da ordem do fragmento o proto-discurso em que se constitui esta instalação. São pontos de partida, propostas, proposições, começos de desenho, começos de narrativa que ali estão para serem recomeçados, completados, cumpridos. Como utopias verdadeiras. A instalação desses fragmentos [de um discurso amoroso?] funcionam, assim, como enunciados, pistas para serem lidas e pegadas [a duas mãos?]. Constituem, no fundo, processos de tradução e de transmissão silenciosa, sem o recurso a palavras, no âmbito estrito da linguagem do desenho. Vemos fotografias aéreas, recortes de desenhos, linhas traçadas sobre diferentes superfícies, emblemas, palavras, livros esventrados e abertos, páginas de cadernos de desenho de 1890 em que a linha desenha, hesitante, apreensiva, formas geométricas. Percebemos talvez, mesmo a esta distância, mesmo neste lugar, o drama que que jogava naquele momento, naquele lugar: tratava-se de executar um exercício mediado pela observação atenta e ameaçadora do professor, de uma autoridade. Contudo, aquilo que sobrevive como desenho, poderosamente, intensamente, claramente é a hesitação, a fragilidade do traço. A importância de uma linha... Nuno Faria Junho de 2013

 

 

Entrada actualizada el el 20 nov de 2015

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?

Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones

Plan básico

Si eres artista o profesional… ¡Este plan te interesa! (y mucho)

  • Sube y promociona eventos y exposiciones que hayas creado o en los que participes ¡Multiplicarás su visibilidad!
  • Podrás publicar (y también promocionar) hasta 100 obras tuyas o de tus artistas. ¡Conecta con tus clientes desde cada una de ellas!
  • Disfruta de acceso a todo el contenido PREMIUM y al Algoritmo ARTEINFORMADO (Ecosistema AI e Indice AI de Notoriedad de artistas iberoamericanos).
  • Mantendremos actualizada tu perfil o la de tus artistas. Además, podrás contactar con los gestores de otras.
Premio
28 nov de 2023 - 31 ago de 2024

Madrid, España

Exposición
Desde 23 mar de 2024

Kewenig Galerie - Palma de Mallorca / Palma, Baleares, España

Formación
21 sep de 2023 - 04 jul de 2024

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Exposición Online
08 feb de 2024 - 09 abr de 2024

Online

¿Quieres estar a la última de todas las exposiciones que te interesan?

Suscríbete al canal y recibe todas las novedades.

Recibir alertas de exposiciones